No que tange ao Eixo 4 "Social/Consumerista", tema que tem grande relevância para o trabalho desta Superintendência de Relações com Consumidores (SRC),

“No que tange ao Eixo 4 “Social/Consumerista”, tema que tem grande relevância para o trabalho desta Superintendência de Relações com Consumidores (SRC), trazemos como sugestão pontual abarcar, dentro da estrutura já proposta para os objetivos, a relação dos consumidores com seus provedores de serviços de telecomunicações e como o papel dessas empresas se transformará no contexto da Web 3.0.
Entendemos que a Web 3.0 trará grande impacto no posicionamento e no portfólio de serviços dessas empresas, trazendo complexidade adicional para relação da Anatel com o setor regulado.”

Ofício nº 59/2023/SRC-ANATEL

Esse efeito será investigado ao longo do projeto, e a questão será respondida ao final da 3ª etapa, pois a relação dos consumidores com seus provedores de serviços de telecomunicações e como o papel dessas empresas se transformará no contexto da Web 3.0 só poderão ser discustidas após análise compreensiva do mercado e da cadeia de produção da Web 3.0. Ainda na Etapa 2, serão feitas análises e considerações sobre essas questões, de acordo com o que os estudos de caso revelarem.

@Waleska

O que se observou com a análse de uma aplicação de mercado no Eixo 3 é que os serviços de valor adicionado serão oferecidos tanto por empresas privadas (que oferecem rede descentralizadas) como pelas próprias operadoras. E em caso de falha na entrega do serviço oferecido pela operadora, as reclamações nesta falta de "entrega" podem recair sobre a operadora. Logo, o portfólio de serviços de valor adicionados para as empresas de telefonia deve aumentar, para que estas acompanhem os serviços que serão oferecidos pelas empresas de redes descentralizadas. Mas i,nicialmente, o uso desses serviços está concentrado em perfil comercial (serviços que permitem melhorar a produtividade), concentrando a disponibilidade apenas nesse nicho.

@Waleska