Especificamente quanto ao subitem 4.4 ("Percepções Gerais"), é relevante que sejam apresentados dados, evidências e outros elementos quanto aos seguintes pontos:

“19. Especificamente quanto ao subitem 4.4 (“Percepções Gerais”), é relevante que sejam apresentados dados, evidências e outros elementos quanto aos seguintes pontos:
19. 1. O trabalho afirma que:
“Os consumidores passariam a ser proprietários e detentores dessas informações em relação às bigtechs, sendo que essas passariam da condição de oligopólio para oligopsônio. Ou seja, as empresas migrariam da condição de vendedoras para serem compradoras de informações dos milhares de usuários.”
19.2. Nesse esteio, embora a estrutura da Web 3.0 seja tecnologia habilitadora da “propriedade dos dados” por parte do consumidor, quais são os elementos que indicam que os produtos e serviços mais consumidos - e que hoje dependem das big techs e grandes empresas para o seu desenvolvimento - adotariam essas tecnologias já que tem a tendência de fragilização da posição de mercado desses players? Como se daria essa mudança do mercado?
19.3. Também é relevante ressaltar a necessidade de que sejam descritos, com mais profundidade, os elementos que indiquem que essa tendência de “empoderamento do consumidor” se verificaria com igual impacto em mercados de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento e de baixa renda per capita.
19.4. Também não restou claro no trabalho a relação entre o movimento consumerista apontado na seção 2 e os elementos comportamentais apontados na seção 3 em relação às tecnologias indicadas na seção 4 e que serão objeto de conclusões na seção 5.”

Ofício nº 59/2023/SRC-ANATEL