Anatel identificou tendências tecnológicas que impactam o mercado de telecom. Relatório sugere expansão regulatória da agência

“Considerar o relatório elaborado pela Anatel no final de 2020 (sobre diversas tendências em decorrência de modificações tecnológicas que poderiam impactar os segmentos competitivos no mercado), que identificou que a computação de borda e diversos outros elementos estariam sendo incorporados a esse ambiente de telecomunicações (e podem exigir uma expansão da atuação regulatória da agência). (Em resposta à pergunta do Prof. Kleber sobre a ampliação do papel da Anatel, compreendendo não apenas recursos de telecom, mas passando a tratar também de recursos de computação embutidos na rede.)”
@ Luis Cláudio Santoro / SPC

O comentário é bastante pertinente. Na verdade, é até uma resposta, não uma pergunta. O relatório mencionado parece ser o “Relatório Técnico - Análise sobre as Resoluções da Anatel 2020”. Este relatório faz parte do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT 2019-2024) e apresenta um diagnóstico geral da infraestrutura de telecomunicações no Brasil, com especial enfoque nas deficiências estruturais nas redes de transporte e de acesso que suportam a oferta dos serviços.