Não seria mais fácil obrigar (por lei) que todo conteúdo online que fosse denunciado por qualquer pessoa?

“Não seria mais fácil obrigar (por lei) que todo conteúdo online que fosse denunciado por qualquer pessoa, por se enquadrar em categorias como “discurso de ódio”, “Fake News”, “exploração sexual”, “apologia ao crime” e quaisquer outras categorias que julgarem necessárias, fossem instantaneamente suspensos e só retornassem à plataforma “após” terem sido avaliados e julgados lícitos? Isso promoveria uma espécie de autorregularão.
Inverteria a situação atual na qual a postagem permanece ativa “até que alguém” resolva bloqueá-la, o que só costuma acontecer (quando acontece) dias depois.”
@ Flavio Rabello de Souza

Essa sugestão é passível de ser implementada desde que haja um arcabouço legal, infralegal e regulatório adequado no país. Do ponto de vista tecnológico, desenvolver ferramentas que apliquem os filtros sugeridos é factível, embora haja uma linha muita tênue sobre o que se constitui verdadeiramente como ato criminoso/delituoso e o direito de liberdadade de expressão. Claro que, quando se trata de conteúdo nocivo e criminoso (como relativo a exploração sexual), tal suspensão deveria ser automática, mas apenas ficaria como "conteúdo inadequado". De todo modo, seria preciso atuar sobre as plataformas de redes sociais digitais e ambientes de interação massiva para se ter efetividade nessas ações. Ressaltamos que este tema não está no escopo/espectro de atuação deste projeto.

@Valdemar @Eliomar