Haverá a criação de novos ativos dentro das empresas de telecomunicações?

“Haverá a criação de novos segmentos, carteiras de clientes e/ou geração de um ativo dentro das empresas de telecomunicações que possa vir a ser negociado?
(1) Será criado um mercado de base de clientes ou de base de dados que mereça uma atenção no âmbito da competitividade?
(2) Ou o mercado de bases de dados pessoais merecerá uma atenção especial do ponto de vista competitivo?”
@ Luis Cláudio Santoro / SCP

Ainda não há evidências de que novos ativos sejam criados, contudo os dados pessoais podem passar a ser negociados com seus proprietários, uma vez que não perderam o valor. O uso de blockchain ainda é incipiente no mercado como um todo, principalmente quando se observa os usuários de redes sociais, os quais em sua maioria ainda usam as redes massivas baseadas em Web 2.0. Havendo migração para redes sociais baseadas em Web 3.0 e o uso de serviços e aplicações tokenizadas, os usuários terão maior domínio sobre suas informações. O sistema financeiro possui base de clientes e o Open Finance define regras sobre o uso e compartilhamento de dados e informações financeiras. No mercado de telecomunicações, apesar de não existir algo análogo, esse é um ponto de atenção, porque as empresas de telefonia também possuem uma série de dados de seus clientes, que podem ser usadas como ativos pelas empresas de telefonia na forma da lei, uma vez observada, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).