Discussões em andamento na UIT como o tema Metaverso

Considerar: "As discussões em andamento na UIT, como, por exemplo, no tema Metaverso. A participação nessas discussões poderiam ajudar no desenvolvimento do trabalho e, por retroalimentação, a pesquisa do TED Web 3.0 poderia subsidiar a participação da Anatel nessas discussões na UIT."

@ Vanessa Copetti Cravo / SCO

Por meio de um convite do Vice-Chairmen do Grupo Focal de Metaverso na UIT - Andrey Ribeiro Perez Nunes (SUE/Anatel), quatro pesquisadores do projeto foram indicados para compor o GT - aspectos econômicos, regulatórios e de competição na UIT. Além dessa participação, espera-se que até o final do projeto, com a sistematização de conhecimento acerca de temas correlados aos grupos de trabalho da UIT, os achados dos vários eixos sejam mapeados para as áreas de interesse da UIT e apresentados à Anatel para eventual encaminhamento.
Os grupos de trabalho, inclusive o que trata de Metaverso foram analisados, e os pontos principais neles tratados estão apresentados no relatório.
Os mercados relevantes parecem ser distinto entre o que foi analisado no estudo de caso, entre empresas de pequeno porte (que vendem internet apanes em uma pequena região) e entre Big Techs. Além disso, não sei como funciona a infraestrutura de rede de telecomuncações para fazer cenários prospectivo, por isso, só consigo analisar cenáros depois de entender a infraestrura através da cadeia produtiva. Portanto, não consigo responder nada que tenha infraestrutura envolvida.

Como já existem pesquisadores do projeto indicados para compor o GT sobre o metaverso na UIT, fico à disposição para responder a eles. Creio que essa seja a abordagem mais produtiva, uma vez que eu mesmo não estou acompanhando os trabalhos da UIT.