Considerações gerais da GR07 sobre o Relatório Final do Eixo 2 (Segurança Cibernética) (3)

Considerações gerais da GR07 sobre o Relatório Final do Eixo 2 (Segurança Cibernética)

“3.4.7.3. Percebeu-se, também, que o relatório apresenta uma análise descritiva dos ataques. Porém, entende-se que poderia já iniciar ou prever, de forma estruturada, itens para abordar, ainda que de forma preliminar, técnicas de prevenção, mitigação e defesa cibernética com foco em cada habilitador, por exemplo.”

Informe No. 2291 - GR07

No relatório final da Etapa 2 estão sendo apresentadas várias contramedidas, que vão desde aspectos técnicos, passando por procedimentos e algumas indicações de necessidade de regulação. Como exemplo, na Seção 5 do relatório são apresentadas ações pra combater o uso de criptomoedas em atividades ilícitas:

  • Identificação de Usuários: A necessidade de desenvolver técnicas avançadas de investigação e análise forense digital para rastrear transações na blockchain e identificar os indivíduos envolvidos.
  • Cooperação Internacional: A natureza global das criptomoedas exige uma cooperação internacional robusta entre reguladores, autoridades de aplicação da lei e plataformas de criptomoedas para compartilhar informações e realizar ações coordenadas.
  • Atualização Regulatória: Os reguladores devem adaptar as leis e regulamentações existentes para abordar os desafios únicos apresentados pelas criptomoedas, incluindo a implementação de requisitos de KYC/AML para plataformas de criptomoedas e serviços relacionados.
    Ainda na seção 5 do relatório é possível encontrar outras sugestões.
1 curtida