Conectividade a partir da sinergia entre infraestrutura de telecomunicações e SVA

“Para se pensar na conectividade de forma completa, atualmente, é preciso se atentar não somente à infraestrutura de telecomunicações ou ao SVA separadamente, mas à sinergia entre as 2 partes, que é imprescindível para a oferta de serviços ao usuário.”
@ Roberto Mitsuake Hirayama / SPR

Embora este domínio de aplicação não seja diretamente tratado neste TED, e considerando que há um projeto financiado pela Anatel que aborda esses aspectos no âmbito das plataformas e do ecossistema digital, aquilo que concerne à Web 3.0 está sendo discutido por meio de estudos que remetem a aspectos da cadeia produtiva de telecomunicações, para que sejam tratadas as perspectivas de oferta de serviços, disputa de mercado, formas de regulação e estrangulamento das receitas baseadas unicamente na conectividade.
Com a massificação das plataformas e aplicações Web 3.0, espera-se que os SVAs sejam ampliados, aumentando a demanda de conectividade. Nos estudos realizados até o momento, ainda não foram encontradas indícios sobre essa correlação de forças, redes e SVA. Cabe salientar que, as operadoras de telefonia móvel passam a usar recursos dos habilitadores da Web 3.0, blockchain, IA, além de IoT, por exemplo, para ofertar serviços de valor agregado aos consumidores. Empresas privadas, com uso de rede descentralizada, também já estão oferecendo serviços similares e criando concorrência de mercado.